Crescimento Diferencial: Arquitetura inspirada pela Natureza




O "Crescimento Diferencial" é uma característica de crescimento de plantas que engloba todas os níveis de organização estrutural da planta, da célula ao órgão. Quando uma célula se multiplica, e cresce, ela tende a formar uma espécie de superfície, ou volume, enrugados, resultado da interação entre os processos de crescimento celular subjacentes e a mecânica dos próprios materiais. Este fenômeno pode ser observado em diversos organismos, aquaticos ou terrestres, e se manifestam em formas de ramificação, expansção de tecidos tubulares e expanção de perímetros e bordas em superfícies.




Com o propósito de explorar o conceito de Crescimento Diferencial aplicado no escopo da Arquitetura, um grupo de Mestrandos da Universidade de Cornell, em Ithaca, nos Estados Unidos, desenvolveu um pavilhão usando apenas uma única tira de alumínio e 1500 abraçadeiras de plástico, 100% desmontável e reutilizçavel, partindo de um algoritmo desenvolvido com o programa de modelágem paramétrica Grasshopper e seus Plug-ins Kangaroo Physics 2 e Hoopsnake, que traduziu o conceito de sistemas biológicos que criam forma variando as taxas de crescimento através do espaço e do tempo, em um pavilhão temporário medindo 10 metros de comprimento por 5 metros de largura, exposto no Lobby do edifício Milstein Hall, projetado pelo escritório OMA, de Rem Koolhaas.





A construção do pavilhão levou apenas três dias, enquanto o desenvolvimento do algoritmo levou dois meses para ser finalizado. O algoritmo, desenvolvido através de programação visual, de maneira simplificada, utilizou o conceito biomimético baseando-se no perímetro de uma superfície inicial, retangular e plana, que, a partir de 25 iterações de crescimento de uma única curva fechada, resultou a curva final a ser traduzida para o pavilhão.

O algoritmo permitiu o controle e manipulação total da forma inicial, numero de iterações, proximidade e raio das curvaturas, distancia para colisão entre pontos e segmentos sobrepostos, espessura do material, quantidade de juntas e articulações e distribuição de densidade de prenchimento da superficie inicial.





Status: Construído

Ano: 2019

Equipe: Victor Barreto Ortiz (MS AAD), Pablo Zarama (MS AAD), Zoe de Simone (B.Arch) e Hammad Ahsan (MS AAD)

Orientador: Martin F. Miller




9 visualizações